Fatores que facilitam a aprendizagem do pregoeiro

Prepare-se para as novas legislações

A área das compras públicas está vivendo um novo movimento, a beira de mudanças, com tantas tecnologias, inovações e a espera de novas legislações, como os novos Decretos de Pregão Eletrônico e de SRP que irão mudar totalmente a rotina dos pregoeiros.

E que fatores podem, então, facilitar a aprendizagem dos pregoeiros e pregoeiras que precisam estar preparados com rapidez?

Conforme Daniel Almeida, pregoeiro e professor de licitações e contratos, os fatores que mais facilitam o aprendizado do pregoeiro vem desde um curso de capacitação/atualização até a vivência.

“Quando trago o aspecto do curso, quero dizer que se o servidor não estiver motivado para o aprendizado, entendendo a importância desta atribuição e, principalmente, os reflexos de uma possível má atuação, este será apenas um número em sala de aula. É muito importante que haja dedicação aos estudos e, posteriormente, sua aplicação prática. A bem da verdade há um abismo enorme entre teoria e prática, mas a busca pela transparência e a ética profissional permitirá que esta motivação não se perca, mesmo que o reconhecimento pelos pares e superiores não exista. Sendo a finalidade o interesse público, ter a ciência de que seu resultado impactou positivamente para outros tratar-se-á de satisfação pessoal”, destaca.

Na sua visão de pregoeiro, o principal fator facilitador é o incentivo dado pelo seu órgão, seja na forma pecuniária ou por meio de capacitações -, possíveis consequências do reconhecimento pelo excelente trabalho. “A satisfação em trabalhar neste tipo de ambiente de valorização do profissional, sem dúvida, motiva o servidor em todos os aspectos. Estas motivações, inclusive, permitem que o servidor imbuído da atribuição de pregoeiro adentre num processo de autoaprendizagem, com o intuito de demonstrar continuar a ser merecedor dos louros já alcançados”, diz.

Jamil Manasfi, pregoeiro e Coordenador de Licitações do CRA/RO, conta que atuando como pregoeiro há mais de 15 anos, afirma que, 50% do aprendizado  se dá com a leitura constante da legislação, doutrinas, acórdões, cases, sites especializados, participação em cursos (presenciais e online), congressos e eventos voltados a área. 

Nos eventos, o pregoeiro tem a possibilidade de fazer network com diversos profissionais da área e estudiosos da temática, o que facilita o entendimento da matéria e sua aplicação prática. Os outros 50%, o pregoeiro vai aprender na prática, conduzindo sessão, lidando com fornecedores, respondendo pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos. Costumamos dizer que os pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos, retiram o pregoeiro(a) da sua zona de conforto e forçam a estudar, pesquisar e aprender, para elaboração da resposta”, afirma.

Como professor, Manasfi vê que o elemento facilitador do aprendizado do pregoeiro (aluno) na sala de aula é a simulação da realidade que será enfrentada no dia-a-dia. “Trazendo para o ambiente, estudos de casos, boas práticas realizadas em outros locais, simulações e operacionalizações dos principais sistemas, tudo que facilite a integração da teoria a aplicação prática da função. No curso de Formação e Atualização de Pregoeiro, a parte mais esperada e almejada pelos alunos (futuros pregoeiros) é a parte da operacionalização do sistema em ambiente de treinamento, onde simulamos diversas situações voltadas à modalidade pregão (presencial e eletrônico) e eles têm a possibilidade de sentir o que vem pela frente no desempenho de suas funções. Cada pregão é uma lição a ser aprendida, conclui”.  

 

Principais fatores:

  1. Oportunidade de capacitação em congresso e cursos;
  2. Dedicação ao estudo e tempo disponível para estudar;
  3. Chance de aplicar o conhecimento na prática com calma;
  4. Recebimento de incentivos;
  5. Leitura constante da legislação, doutrina, acórdãos, cases e sites especializados;
  6. Possibilidade de fazer network com diversos profissionais da área e estudiosos da temática;
  7. Simulação prévia da realidade;
  8. Acesso a recursos de TI como softwares e ferramentas facilitadoras.
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